segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

SOBRE CHUVA


Algumas informações sobre CHUVA (wikipédia)

Chuva é um fenômeno meteorológico que consiste na precipitação de gotas de água no estado líquido sobre a superfície da Terra. A chuva forma-se nas nuvens. Nem todas as chuvas atingem o solo, algumas evaporam-se enquanto estão ainda a cair, num fenômeno que recebe o nome de virga e acontece principalmente em períodos/locais de ar seco.

A chuva tem papel importante no ciclo hidrológico. A quantidade de chuvas é medida usando um instrumento chamado pluviômetro, de funcionamento simples: a boca de um funil de área conhecida faz a coleta das gotas de chuva e as acumula em um reservatório colocado abaixo do funil. Um observador vem no tempo de amostragem (1 vez por dia, 4 vezes por dia etc), e com uma pipeta com escala graduada, mede o volume de água acumulado no período. Por exemplo, ele pode ter medido que caiu 25 mm por metro quadrado nas últimas 24 horas.

Para maior precisão no registro das alturas de chuvas utiliza-se um aparelho denominado de pluviógrafo que registra num gráfico as alturas de precipitações em função do tempo. A este gráfico denomina-se pluviograma.

DIA DE CHUVA




A chuva cai desde cedo, molhando a terra, esfriando a temperatura, excelente para a agricultura e por que não dizer prá todos nós.

Só com ano bom de inverno é que vemos fartura.

Bendita chuva, o dia frio, o desejo de continuar embaixo do cobertor, mas os afazeres me chama tenho obrigações a cumprir.

Em dias assim frios, chuvosos bate uma saudade imensa da minha amada Soledade, dos tempos de criança, depois da chuva íamos olhar os açudes, molhando os pés nas poças de água ou no mato molhado.

Como dói essa saudade que sinto nesse momento, saíamos só pelo prazer de sentir o cheiro de terra molhada, de mato verde, a água escorrendo pelas ruas, uma verdadeira maravilha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário